PROJETO LIXO
TEMA: Reciclagem
ANOS: 1º e 2º anos do Ensino Fundamental
DISCIPLINAS: Matemática, Língua Portuguesa, Ciências e Artes.
TEMA TRANSVERSAL:Meio Ambiente.
JUSTIFICATIVA: Diariamente, objetos e alimentos são jogados no lixo, porque, para algumas pessoas eles já perderem a função. Mas elas se esquecem de que grande parte desse material pode ser reciclada. O caminho para a redução da quantidade de lixo passa pela política dos “Rs”, que eram três e agora já somam cinco: primeiro é preciso refletir sobre o que você necessita comprar. Recusar o supérfluo é o segundo passo. Você também pode reduzir aquilo que consome, evitando o desperdício. A quarta etapa é reutilizar as embalagens. Por fim, reciclar. Como passa muitas horas de se dia no ambiente escolar, é importante que as crianças percebam a produção de lixo nesse local, e como elas podem contribuir para a redução e reciclagem dos materiais descartados. Por isso, propomos este projeto interdisciplinar, abordando conceitos matemáticos, gêneros textuais, textos científicos, trabalhos manuais e a realização de uma campanha de conscientização sobre a separação do lixo.
PROBLEMATIZAÇÃO: O planeta dará conta de absorver todo o lixo produzido pelos homens? Essa é uma reflexão a ser suscitada quando se analisa a quantidade de matéria que é descartada diariamente. De acordo com dados de 2008, da Secretaria Nacional de saneamento ambiental, cada brasileiro produz por dia 920 gramas de lixo – o que, no fim de um ano, gera uma montanha de 336kg. Para piorar, apenas 8% de todo esse resíduo é reciclado. Por isso cabe trabalhar em sala a relação entre o consumismo e a produção de lixo, apontando a reciclagem como uma das as´das para diminuir a quantidade do que se joga fora.
OBJETIVO GERAL
Pretende-se com o conteúdo conscientizar o aluno sobre a importância de separar o lixo que não é lixo para que seja reaproveitado, poupando a natureza de muitos desgastes. Assim o educando ficará sabendo de onde vem o lixo em questão, como é formado, quais os processos de transformação da matéria, quais os custos de investimento, quem é responsável pela criação e transformação. Acompanhando o processo todo, o aluno é capaz de verificar os diversos meios de transformação e adaptação pelos quais passa o produto reciclável, envolvendo assim outras áreas do conhecimento e disciplinas, tornando-se um assunto interdisciplinar e comum a todos. Através de comparações expositivas utilizando fotos, cartazes e colagens, comparamos o tempo de decomposição dos materiais na natureza, suas causas e desequilíbrios, podendo também comparar a preservação do meio ambiente, relacioná-lo com o desmatamento, a poluição, o desgaste provocado pela extração de matéria prima, entre outros. Por fim, a conscientização da importância de poupar a vida no planeta, de respeitar o meio ambiente, de despoluir, de preservar e conservar para a manutenção da vida animal e vegetal, de economizar financeiramente falando e até de gerar recursos próprios para auxilio da renda familiar.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
Conscientização sobre o reaproveitamento do lixo reciclável, poupando assim a natureza dos desequilíbrios ecológicos que surgiriam a partir da extração de matérias primas necessárias para a formação de novos objetos como aqueles jogados no lixo.
Evitar sujar a casa, a rua, a cidade, não jogando lixo no chão, o que poderia trazer doenças oriundas de animais domésticos.
Economizar, evitando o desperdício desequilibrado.
Viver em sociedade e respeitar seus limites, cumprir com seus deveres e exercer seus direitos.
Conhecer a capacidade de criar, descobrir e inovar.
DESENVOLVIMENTO E ATIVIDADES
A aula acontecerá em três etapas distintas: 1) Conhecimento do material, de onde vem? como é formado? 2) Quanto tempo esse material (lixo) levaria para se decompor na natureza? 3) Quais as vantagens de reaproveitá-lo? O que estaríamos economizando? Quem ganha com isso?
Primeira: Iniciamos pesquisando o material de cada produto reciclável, como é formado, qual a sua composição, quanto tempo levou para ficar pronto, qual a sua origem (matéria prima). Para tal pesquisa podemos utilizar o conhecimento do professor, acrescentando materiais como pinça, tesoura, álcool, água comum, água sanitária, lupa, etc.
Segunda: Através de pesquisas em livros, Internet, entre outros, poderíamos descobrir o tempo que o material levaria para se decompor na natureza, considerando o local depositado, as condições climáticas, e os produtos químicos acrescentados.
Terceira: Comparar os gastos embutidos na confecção do material, levando em consideração o custo de cada produto, apresentando uma relação de possibilidades de economia e, deixando bem claro as vantagens para a humanidade sobre a reciclagem, e a economia para a natureza, poupando assim o planeta e prorrogando o tempo de vida dos seres vivos na Terra.
RECURSOS METODOLÓGICOS:
Para que o aluno conheça o produto com que esta trabalhando faz-se necessária exposição de fontes como: vídeos, revistas, jornais, pesquisas da Internet, entrevistas, etc. Assim o educando ficará sabendo de onde vem o lixo em questão, como é formado, quais os processos de transformação da matéria, quais os custos de investimento, quem é responsável pela criação e transformação. Acompanhando o processo todo, o aluno é capaz de verificar os diversos meios de transformação e adaptação pelos quais passa o produto reciclável, envolvendo assim outras áreas do conhecimento e disciplinas, tornando-se um assunto interdisciplinar e comum a todos. Através de comparações expositivas utilizando fotos, cartazes e colagens, comparamos o tempo de decomposição dos materiais na natureza, suas causas e desequilíbrios, podendo também comparar a preservação do meio ambiente, relacioná-lo com o desmatamento, a poluição, o desgaste provocado pela extração de matéria prima, entre outros. Por fim, a conscientização da importância de poupar a vida no planeta, de respeitar o meio ambiente, de despoluir, de preservar e conservar para a manutenção da vida animal e vegetal, de economizar financeiramente falando e até de gerar recursos próprios para auxilio da renda familiar.
AVALIAÇÃO:
A avaliação dos conteúdos trabalhados pode se dar através da observação do interesse e da participação dos alunos, de suas manifestações pelos assuntos discutidos, de suas pesquisas extra-classe realizadas, dos produtos finais trazidos para análise em equipe, dos resultados obtidos em sala e, finalmente, trabalho de separação e reaproveitamento do lixo doméstico e escolar.
o projeto está muito bom com tudo oque foi pedido, com coerência e coesão entre as atividades.
ResponderExcluirO projeto está muito bom, as atividades propostas têm coerência e coesão entre si, e ele (projeto) tem tudo o é necessário para ser um sucesso.
ResponderExcluirO referido projeto é bem atual e completo, pois, contempla tudo o que um bom trabalho precisa ter para ser bem realizado.
ResponderExcluirO projeto está muito bem elaborado, e segue todas as etapas que um bom projeto precisa ter para dar certo.
ResponderExcluirO projeto está completo, as atividades estão bem elaboradas, tem tudo para ser bem aplicado.
ResponderExcluirGostei do projeto e vejo que o mesmo está sendo aplicado em outras faixas etárias, o problema do lixo precisa se discutido desde muito cedo com as crianças. As atividades nos remete a uma reflexão sobre o lixo que tem que ser discutido em sala de aula pois somos nos que o geramos.
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