PROJETO LIXO

PROJETO LIXO

TEMA: Reciclagem

ANOS: 1º e 2º anos do Ensino Fundamental

DISCIPLINAS: Matemática, Língua Portuguesa, Ciências e Artes.

TEMA TRANSVERSAL:Meio Ambiente.

JUSTIFICATIVA: Diariamente, objetos e alimentos são jogados no lixo, porque, para algumas pessoas eles já perderem a função. Mas elas se esquecem de que grande parte desse material pode ser reciclada. O caminho para a redução da quantidade de lixo passa pela política dos “Rs”, que eram três e agora já somam cinco: primeiro é preciso refletir sobre o que você necessita comprar. Recusar o supérfluo é o segundo passo. Você também pode reduzir aquilo que consome, evitando o desperdício. A quarta etapa é reutilizar as embalagens. Por fim, reciclar. Como passa muitas horas de se dia no ambiente escolar, é importante que as crianças percebam a produção de lixo nesse local, e como elas podem contribuir para a redução e reciclagem dos materiais descartados. Por isso, propomos este projeto interdisciplinar, abordando conceitos matemáticos, gêneros textuais, textos científicos, trabalhos manuais e a realização de uma campanha de conscientização sobre a separação do lixo.

PROBLEMATIZAÇÃO: O planeta dará conta de absorver todo o lixo produzido pelos homens? Essa é uma reflexão a ser suscitada quando se analisa a quantidade de matéria que é descartada diariamente. De acordo com dados de 2008, da Secretaria Nacional de saneamento ambiental, cada brasileiro produz por dia 920 gramas de lixo – o que, no fim de um ano, gera uma montanha de 336kg. Para piorar, apenas 8% de todo esse resíduo é reciclado. Por isso cabe trabalhar em sala a relação entre o consumismo e a produção de lixo, apontando a reciclagem como uma das as´das para diminuir a quantidade do que se joga fora.


OBJETIVO GERAL
Pretende-se com o conteúdo conscientizar o aluno sobre a importância de separar o lixo que não é lixo para que seja reaproveitado, poupando a natureza de muitos desgastes. Assim o educando ficará sabendo de onde vem o lixo em questão, como é formado, quais os processos de transformação da matéria, quais os custos de investimento, quem é responsável pela criação e transformação. Acompanhando o processo todo, o aluno é capaz de verificar os diversos meios de transformação e adaptação pelos quais passa o produto reciclável, envolvendo assim outras áreas do conhecimento e disciplinas, tornando-se um assunto interdisciplinar e comum a todos. Através de comparações expositivas utilizando fotos, cartazes e colagens, comparamos o tempo de decomposição dos materiais na natureza, suas causas e desequilíbrios, podendo também comparar a preservação do meio ambiente, relacioná-lo com o desmatamento, a poluição, o desgaste provocado pela extração de matéria prima, entre outros. Por fim, a conscientização da importância de poupar a vida no planeta, de respeitar o meio ambiente, de despoluir, de preservar e conservar para a manutenção da vida animal e vegetal, de economizar financeiramente falando e até de gerar recursos próprios para auxilio da renda familiar.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

Conscientização sobre o reaproveitamento do lixo reciclável, poupando assim a natureza dos desequilíbrios ecológicos que surgiriam a partir da extração de matérias primas necessárias para a formação de novos objetos como aqueles jogados no lixo.
Evitar sujar a casa, a rua, a cidade, não jogando lixo no chão, o que poderia trazer doenças oriundas de animais domésticos.
Economizar, evitando o desperdício desequilibrado.
Viver em sociedade e respeitar seus limites, cumprir com seus deveres e exercer seus direitos.
Conhecer a capacidade de criar, descobrir e inovar.



DESENVOLVIMENTO E ATIVIDADES
A aula acontecerá em três etapas distintas: 1) Conhecimento do material, de onde vem? como é formado? 2) Quanto tempo esse material (lixo) levaria para se decompor na natureza? 3) Quais as vantagens de reaproveitá-lo? O que estaríamos economizando? Quem ganha com isso?
Primeira: Iniciamos pesquisando o material de cada produto reciclável, como é formado, qual a sua composição, quanto tempo levou para ficar pronto, qual a sua origem (matéria prima). Para tal pesquisa podemos utilizar o conhecimento do professor, acrescentando materiais como pinça, tesoura, álcool, água comum, água sanitária, lupa, etc.
Segunda: Através de pesquisas em livros, Internet, entre outros, poderíamos descobrir o tempo que o material levaria para se decompor na natureza, considerando o local depositado, as condições climáticas, e os produtos químicos acrescentados.
Terceira: Comparar os gastos embutidos na confecção do material, levando em consideração o custo de cada produto, apresentando uma relação de possibilidades de economia e, deixando bem claro as vantagens para a humanidade sobre a reciclagem, e a economia para a natureza, poupando assim o planeta e prorrogando o tempo de vida dos seres vivos na Terra.

RECURSOS METODOLÓGICOS:
Para que o aluno conheça o produto com que esta trabalhando faz-se necessária exposição de fontes como: vídeos, revistas, jornais, pesquisas da Internet, entrevistas, etc. Assim o educando ficará sabendo de onde vem o lixo em questão, como é formado, quais os processos de transformação da matéria, quais os custos de investimento, quem é responsável pela criação e transformação. Acompanhando o processo todo, o aluno é capaz de verificar os diversos meios de transformação e adaptação pelos quais passa o produto reciclável, envolvendo assim outras áreas do conhecimento e disciplinas, tornando-se um assunto interdisciplinar e comum a todos. Através de comparações expositivas utilizando fotos, cartazes e colagens, comparamos o tempo de decomposição dos materiais na natureza, suas causas e desequilíbrios, podendo também comparar a preservação do meio ambiente, relacioná-lo com o desmatamento, a poluição, o desgaste provocado pela extração de matéria prima, entre outros. Por fim, a conscientização da importância de poupar a vida no planeta, de respeitar o meio ambiente, de despoluir, de preservar e conservar para a manutenção da vida animal e vegetal, de economizar financeiramente falando e até de gerar recursos próprios para auxilio da renda familiar.

AVALIAÇÃO:
A avaliação dos conteúdos trabalhados pode se dar através da observação do interesse e da participação dos alunos, de suas manifestações pelos assuntos discutidos, de suas pesquisas extra-classe realizadas, dos produtos finais trazidos para análise em equipe, dos resultados obtidos em sala e, finalmente, trabalho de separação e reaproveitamento do lixo doméstico e escolar.

6 comentários:

  1. o projeto está muito bom com tudo oque foi pedido, com coerência e coesão entre as atividades.

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  2. O projeto está muito bom, as atividades propostas têm coerência e coesão entre si, e ele (projeto) tem tudo o é necessário para ser um sucesso.

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  3. O referido projeto é bem atual e completo, pois, contempla tudo o que um bom trabalho precisa ter para ser bem realizado.

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  4. O projeto está muito bem elaborado, e segue todas as etapas que um bom projeto precisa ter para dar certo.

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  5. O projeto está completo, as atividades estão bem elaboradas, tem tudo para ser bem aplicado.

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  6. Gostei do projeto e vejo que o mesmo está sendo aplicado em outras faixas etárias, o problema do lixo precisa se discutido desde muito cedo com as crianças. As atividades nos remete a uma reflexão sobre o lixo que tem que ser discutido em sala de aula pois somos nos que o geramos.

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